quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Blog da APEFÉvora

A Associação de Professores de Educação Física deÉvora, encontra-se numa fase de reestruturação.
A APEFE aderiu às novas tecnologias e criou o blog: http://appefe.blogs.sapo.pt
Sugerimos a vista a este novo espaço da nossa área na blogosfera. Não se esqueçam de comentar e opinar sobre os posts aí publicados.

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Assembleia Geral Ordinária

A Associação de Professores de Educação Física de Braga vai realizar no dia 25 de Novembro de 2005, pelas 21.30 horas no Auditório Alvaro Carneiro, na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, uma Assembleia Geral Ordinária, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Leitura e aprovação da acta da última Assembleia Geral Ordinária;
2 – Leitura, discussão e aprovação do relatório de Actividades de Contas da Direcção;
3 – Actividades a desenvolver pela A.P.E.F.B./ Movimento Associativo;
4 – Constituição da Comissão Organizadora do Comemoração do 25º aniversário da APEFB.

sábado, 12 de novembro de 2005

II jornadas de Educação Física

A Associação Profissionais de Educação Física do Distrito de Aveiro e com apoio da Coordenação Educativa de Aveiro e Câmara Municipal de Vale de Cambra, vai desenvolver as II Jornadas de Educação Física, com os seguintes sub-temas " Defesa Pessoal na Escola" e "Boccia na Escola".

Esta acção de Formação, destina-se a professores de Educação Física e a Técnicos da APPACDM e realizar-se-á no dia 29 e 30 de Novembro, pelas 9.00h às 16.30H no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.

As inscrições deverão ser enviadas para Associação Profissionais de Educação Física do Distrito de Aveiro, Apartado 1060, 3810-301 AVEIRO ou Ao C/ Prof Clotilde Alves , Agrupamento de Escolas de Búzio Vale de Cambra, Av. Drº. António Fonseca, Apartado 13, 3730-901 VALE DE CAMBRA.

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Provas Globais

A Associação de Professores de Educação Física de Braga realizou um estudo sobre a elaboração, realização e avaliação das provas globais no 9º ano, em algumas escolas do Distrito de Braga.
Para a realização do estudo, pediu-se ao Coordenador do Departamento ou Delegado da disciplina de Educação Física que respondesse a um formulário, do qual constavam perguntas acerca: da percentagem de aulas práticas e teóricas leccionadas ao longo do ano lectivo, quais as modalidades abordadas no 9º ano, no ano lectivo transacto, Que tipo de prova foi realizada, qual a sua duração, Quais as modalidades avaliadas, quais as principais dificuldades na elaboração da prova, qual a estrutura da prova, quais as principais dificuldades na realização da prova e por quem foi avaliada a prova.
Apelamos à vossa colaboração para que tenhamos uma visão alargada da situação, assim, gostariamos que nos comentários registasse como decorreram, na vossa escola, as Provas Globais, do nono ano de escolaridade, à disciplina de Educação Física, no ano lectivo transacto.
Obrigado.

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Defesa da Tese de Doutoramento

No próximo dia 3 de Novembro (quinta feira), pelas 15.00h, no Salão Nobre da Universidade do Minho, no lago do Paço (Rua do Souto), em Braga, Jorge Sequeira, Psicólogo, pertencente à equipa técnica do Sporting Club de Braga (Futebol) e uma referência nacional no campo da Psicologia Desportiva, irá fazer a defesa da sua tese de Doutoramento sobordinada ao tema "Competências Psicológicas e Treino Mental".

terça-feira, 1 de novembro de 2005

O Desporto Escolar para o Presidente do IDP

EXP.- É raro o governo que não fala na necessidade de melhorar o Desporto Escolar, mas depois na prática...
L.S. — O responsável pelo Desporto Escolar tem que ser um líder emblemático no sistema desportivo. É preciso liderança nacional com um rigoroso sistema de monitorização e cumpri­mento do que está consignado no modelo de fun­cionamento. Quanto ao quadro competitivo, so­mos apologistas de que até uma determinada fa­se de desenvolvimento dos jovens as equipas es­colares participem em campeonatos federados. O segredo é conciliar a generalização dessa for­mação desportiva e, ao mesmo tempo, dar opor­tunidade aos melhores de se enquadrarem num sistema mais competitivo. E isto não tem nada de elitista. Ao nível do ensino secundário, o Des­porto Escolar necessita de uma mão-de-ferro pa­ra fazer jus à atitude positiva com que o próprio Ministério da Educação o tem encarado.
Luís Sardinha, Presidente do IDP, no Jornal Expresso de 29 de Outubro