sábado, 17 de junho de 2006

1ª JORNADAS DESPORTIVAS DA ZONA DO PINHAL


7º CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO FÍSICA

7º Congresso Nacional de Educação Física – 2006

7º Congresso Nacional de Educação Física – 2006
MAIA – 23, 24 e 25 de Novembro

Educação – Saúde – Desporto
Inovação e Desenvolvimento


Caros Colegas,


Vai realizar-se nos dias 23, 24 e 25 do próximo mês de Novembro, no Fórum da Maia, no Porto, o VII Congresso Nacional de Educação Física.

Este evento que, desde 1987, se realiza de três em três anos é organizado em conjunto pelo CNAPEF (Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física) e pela SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física) e tem-se constituído numa referência fundamental do debate e projecção das ideias e práticas sobre as Actividades Físicas nos diferentes contextos em que elas se expressam e desenvolvem.

São três as áreas tradicionalmente intervencionadas pelos profissionais de Educação Física e Desporto: a Educação, o Treino Desportivo e o Exercício e Saúde. Porque em todas elas persistem ou emergem problemas relacionados com a formação e certificação profissional, a SPEF e o CNAPEF, elegeram a problemática da qualificação e carreiras profissionais como principal objecto de análise do próximo Congresso Nacional. No âmbito da Educação, prevêem-se medidas que poderão comprometer a qualidade da formação dos professores de Educação Física e Desporto. Nos domínios do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde persiste a ausência de regulamentação ajustada sobre formação e percurso profissional, que promova o reconhecimento da competência científica e pedagógica no desempenho dos profissionais que aí intervêm.

Neste contexto o Congresso visará os seguintes objectivos gerais:
· Debater as orientações nacionais e internacionais sobre a formação inicial e contínua decorrentes do processo de Bolonha no âmbito da Educação Física, nas suas dimensões da Educação, do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde;
· Estabelecer as bases de um código de ética profissional comum às dimensões da Educação Física e orientar o seu desenvolvimento;
· Debater as orientações para a institucionalização das carreiras profissionais no âmbito do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde;
· Reforçar as orientações estratégicas das actividades científicas e profissionais para o reforço da unidade e qualificação profissional.

Para além destes, outras finalidades orientarão o encontro. Na Educação Física e Desporto Escolar mantém-se a incapacidade do poder político para implementar medidas há muito consignadas em lei (a obrigatoriedade da EF no 1.º ciclo) e eliminar a ameaça ao direito dos alunos ao tempo curricular da EF no Ensino Básico e Secundário (pela supressão da redução prevista pela célebre alínea b e pela salvaguarda do tempo útil da EF). Apesar de consagrada em Lei, mantém-se ainda a necessidade de sustentar a importância da avaliação da EF, particularmente no Ensino Secundário.

Para a sua consecução, e preservando as principais razões de sucesso do 6º Congresso que contou com a participação de mais de 700 colegas, o 7º Congresso desenvolver-se-á em quatro áreas: a da Formação, a da Educação, a do Treino Desportivo e a do Exercício e Saúde, e uma transversal versando a qualificação profissional em cada uma das áreas anteriores. Para isso, contaremos com a participação de especialistas convidados, nacionais e estrangeiros. Para além de conferências e painéis de debate sobre boas práticas profissionais e da discussão de um conjunto de teses sobre as matérias em análise, nas áreas da Educação, do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde, serão apresentadas comunicações livres e posters.

Ao longo dos últimos quase vinte anos de reflexão e debate, a clarividência pedagógica e científica, empenho e determinação dos profissionais de Educação Física e Desporto tem permitido encontrar importantes argumentos e soluções para a valorização social e cultural da prática de actividades físicas, como forma de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e de salvaguarda do seu pleno direito de cidadania.

Vimos assim convidar cada um dos colegas a participar activamente no Congresso Nacional, reforçando o esclarecimento e a reflexão sobre os caminhos que, em conjunto, deveremos percorrer para a qualificação da nossa intervenção profissional. Solicitamos igualmente que nos ajudem na melhor preparação do evento, respondendo com a brevidade possível ao questionário que enviamos junto com este anúncio. Um próximo anúncio a enviar às escolas, no princípio do mês de Setembro, indicará o programa definitivo do Congresso, as condições de inscrição e de submissão de posteres e comunicações orais.

domingo, 4 de junho de 2006

Fotos Comemoração do dia da Educação Física - Braga





Comemoração do dia da Educação Física - Braga

A Associação de Professores de Educação Física de Braga e a Junta de Freguesia de S. Lazaro, em colaboração com o Gabinete de desporto escolar da CAE de Braga, o Centro Jovem de Sto Adrião – SYNERGIA e o Centro Cultural de Sto Adrião, realizam no passado dia 3 de Junho de 2006 (Sábado), às 17 horas, na Zona pedonal da Avenida Central, um encontro gímnico que se inseriu na Comemoração do Dia da Educação Física e do IV dia Jovem de S. Lázaro.
Com esta actividade pretendemos mostrar à comunidade o nosso trabalho, alertá-la para a importância da Educação Física como disciplina curricular, bem como, promover o convívio entre professores e alunos das diversas escolas participantes.