quarta-feira, 18 de julho de 2012


Caros colegas:

O Congresso Nacional Extraordinário terminou com a aprovação unânime, por parte dos quase 1000 professores presentes, da Moção em defesa da Educação Física e do Desporto Escolar: "Não há Educação sem Educação Física".

Podem ainda consultar  PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA, onde são destacadas as ações que devem ser assumidas no sentido da defesa da qualidade da Educação Física dos nossos alunos:
  • Fazer aprovar em cada Conselho Pedagógico (CP) a manutenção da carga horária de Educação Física, garantindo , no mínimo, 3 AULAS SEMANAIS;
  • Garantir em cada escola a distribuição equilibrada da carga horária ao longo da semana salvaguardando o TEMPO ÚTIL DE AULA (45/90min ou 50min) legalmente instituído;
  • Criar um DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR em cada escola;
  • Junto das Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas, esclarecer e desfazer equívocos sobre a avaliação, apresentando alternativas para, sem discriminar alunos e/ou disciplinas, garantir EQUIDADE no acesso ao ensino superior;
  • Garantir a dotação mínima de 3 horas semanais para os grupos equipa do DESPORTO ESCOLAR;
  • Construir e implementar um sistema de apuramento de resultados na disciplina de Educação Física, que testemunhem as aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos e a prática pedagógica em Educação Física;
A superação e a resolução de problemas complexos como este, é um desafio que estamos prontos a assumir e a responder com esforço e inteligência!


Há, contudo, algo que nos deixa baralhados: mesmo depois das brilhantes exposições dos colegas Leonardo Rocha, Luís Bom e João Jacinto continuamos continuamos sem perceber o que motivou ou justificou as medidas governamentais que conhecemos.

domingo, 15 de julho de 2012

I Torneio de Voleibol de Praia da APEF Braga


 A Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Braga concretizou no passado sábado (14 de Julho) o seu primeiro Torneio de Voleibol de Praia, competição que se realizou nas instalações gentilmente cedidas pelo Grupo Unidos de Tibães.

Esta iniciativa, inserida nas comemorações do 30º aniversário da APEF Braga dirigiu-se às equipas participantes na XX edição do Torneio de Voleibol para professores e permitiu a troca de experiências e o convívio entre os docentes das seis equipas inscritas.

Uma vez que o torneio se realizou 2 dias após o Congresso Nacional extraordinário, cujo lema "Não há Educação sem Educação Física" ilustra a importância da disciplina e a incoerência das medidas tomadas pelo atual executivo ministerial, constituiu ainda um importante momento de partilha de informações e de sensibilização relativamente ao Plano de Ação que todos devemos tentar implementar nas nossas escolas.

 No final dos jogos, os participantes fizeram um balanço muito positivo deste I Torneio de Voleibol de Praia da APEF Braga e sugeriram a sua repetição no final do próximo ano letivo.

Em termos competitivos, a postura desportiva e o empenho de todos(as) os(as) fantásticos(as) docentes/atletas foram de tal forma exemplares que honraram toda a classe profissional... Bem hajam!



Classificação Final
APEF
ES Amares
ES Alberto Sampaio
EB23 Palmeira
EB23 Gonçalo Sampaio
EB23 Real


As fotografias do I Torneio de Voleibol de Praia da APEF Braga estão disponíveis em http://www.facebook.com/apefb

Os resultados/classificação encontram-se no final deste artigo













 
(clicar na imagem para ver no tamanho original)


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Transporte APEFBraga para o Congresso Extraordinário - 12 de Julho (5ª feira)


Caros Associados  e Amigos: 
Porque é tempo de afirmar o que nós somos e o que valemos! 
INSCRIÇÕES - transporte (autocarro) para o Congresso Extraordinário, a realizar, no dia 12 de Julho, em Odivelas – Pavilhão Multiusos: através do e-mail apef.brg@gmail.com ou ligar para o telemóvel – 925911918 / 964308133.  Gratuito para sócios e 10€ para não sócios!

Existem vagas, a inscrição é realizada por ordem de chegada, quer via mail e/ou telemóvel
Data limite de inscrição: até ao dia 09/07/2012 (inclusivé)             
LOCAL DE PARTIDA/CHEGADA:  Complexo Desportivo da Rodovia, Braga (sede da APEF Braga). Saída às 6h00.
LOCAL DO CONGRESSO: Pavilhão Multiusos de Odivelas, Lisboa

NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER (também) O REGISTO NO CONGRESSO NO SITIO DA SPEF, (OBRIGATÓRIA): http://www.spef.pt/