segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A APEF Braga dinamiza o seu XXIII Torneio de Voleibol

Terá início entre os dias 20 e 27 de novembro de 2014 o XXIII Torneio promovido pela Associação de profissionais de Educação Física de Braga.

Os jogos, como habitualmente, decorrerão na Escola Secundária Alberto Sampaio (5ªs feiras, das 21h45 em diante).

Para acederem ao regulamento e à ficha de inscrição, devem utilizar as seguintes ligações:
As inscrições no torneio terminam no dia 12 de novembro de 2014 (4ª feira).

Início da marcação da Ciclovia do Rio Este

 No passado domingo (26 de outubro de 2014), a Associação de Profissionais de Educação Física de Braga deu início à identificação da distância percorrida pelos utilizadores da Ciclovia do Rio Este.

Desta feita, foram marcados os primeiros 1000m para quem começa o percurso nos campos da rodovia (com indicações a cada 100m).

Com esta iniciativa a APEF Braga pretendeu proporcionar aos utilizadores da infraestrutura uma "ferramenta" que poderá proporcionar vários tipos de experiência:
- um treino com aferição do desempenho para os praticantes evoluídos;
- um treino lúdico para os praticantes informais.

Numa segunda fase, a Associação irá proceder à marcação do percurso restante estando também a ponderar a utilização de outros materiais para além da pintura no chão/paredes.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Simbiose corpo/mente


O artigo "Independent and Combined Influence of the Components of Physical Fitness on Academic Performance in Youth" resume um estudo transversal que envolveu mais de 2000 jovens em idade escolar e analisou a correlação entre 3 componentes da aptidão física e o desempenho académico.
As conclusões mais significativas remetem para a simbiose corpo/mente, como comprova a correlação positiva entre capacidade cardiorrespiratória, destreza e performance cognitiva.
Um outro aspeto interessante prende-se com os artigos de referência citados onde se encontram várias alusões aos benefícios da aptidão física para a saúde física (doenças cardiovasculares e metabólicas, obesidade e problemas músculo-esqueléticos),saúde mental (depressão e ansiedade), saúde neurológica e resultados escolares.