sexta-feira, 10 de abril de 2009

Voleibol - Ensinar Jogando

A Editora Livros Horizonte editou recentemente o livro “Voleibol – ensinar jogando”, da autoria do professor Jorge Gonçalves, cujos destinatários são preferencialmente professores e estudantes de Educação Física e treinadores de voleibol.

Conteúdos



A ESTRUTURA FUNCIONAL OU LÓGICA INTERNA DO JOGO DE VOLEIBOL
O voleibol, um jogo de cooperação/oposição
Parâmetros configuradores da estrutura funcional e dinâmica do voleibol
As regras do jogo
O espaço de jogo
O tempo
A comunicação
A técnica ou modelos de execução
A estratégia motora

O JOGO REDUZIDO E SUAS VARIÁVEIS CONDICIONANTES
O jogo formal (6x6) jogado rudimentarmente
Premissas do jogo reduzido condicionado
Componentes essenciais de uma situação de jogo reduzido condicionado
Manipulação do desenho das situações de jogo reduzido
Variáveis condicionantes nas situações de jogo reduzido
A bola
AAltura da rede
O campo
Área de intervenção individual
Zonas restritivas
Zona de serviço
Estratégia
Número de jogadores de campo por equipa
Organização colectiva e estratégia
Desenho da circulação da bola
Toque(s) de sustentação
Número de toques
Gestos técnicos
O passe
A manchete
O serviço
O ataque
O bloco
Comportamentos tácticos
Sinalização oral da intervenção
Dinâmica da rotação dos jogadores
Sistema de pontuação

O ENSINO DO VOLEIBOL ATRAVÉS DE SITUAÇÕES DE JOGO REDUZIDO CONDICIONADO
As estratégias de ensino na actividade desportiva
Ensinar a jogar, jogando
Partir do jogo
Privilegiar uma pedagogia do acto táctico
Responder às necessidades técnico -tácticas
O jogo como situação de aprendizagem
As distintas situações de aprendizagem
Características gerais das situações de jogo reduzido
Características específicas das diferentes situações de jogo reduzido
Características das situações diferentes das de jogo reduzido condicionado
Organização do processo e noção de progresso
O estado de (des)equilíbrio
A estrutura de uma sessão de aula/treino
A avaliação
O papel do Professor/treinador
A rentabilização das condições de prática
O material e o espaço
A marcação dos campos e a organização da distribuição dos alunos pelo terreno de jogo
A constituição das equipas
A competição
Modelos competitivos ajustados ao ensino
Nível de jogo – diferenciação dos objectivos

ETAPAS DE APRENDIZAGEM E NÍVEIS DE JOGO
Estruturação do processo de ensino -aprendizagem
Análise sistemática do jogo
Etapas de aprendizagem
O processo de aprendizagem em seis etapas
A primeira etapa de aprendizagem – Conservar a bola no ar
A segunda etapa de aprendizagem – Jogar colectivamente
A terceira etapa de aprendizagem – Atacar em passe
A quarta etapa de aprendizagem – Rematar sem incerteza A quinta etapa de aprendizagem – Rematar com incerteza
A sexta etapa de aprendizagem – Atacar variado e defender bem ................................ 145
Os níveis de jogo

ESTRUTURAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE JRC EM 6 ETAPAS DE APRENDIZAGEM 5.1. Justificação para a estruturação das situações de JRC
Quadros -síntese das situações de JRC, por etapa de aprendizagem
Quadros -síntese das situações de JRC 1x1 e 2x2
Quadro -síntese das situações de JRC 3x3 e 4x4
Situações de JRC 1x1 e 2x2
Situações de JRC 1x1 e 2x2 para a 1.ª etapa de aprendizagem
Situações de JRC 1x1 e 2x2 para a 2.ª etapa de aprendizagem
Situações de JRC 1x1 e 2x2 para a 3.ª etapa de aprendizagem
Situações de JRC 1x1 e 2x2 para a 4.ª etapa de aprendizagem
Situações de JRC 1x1 e 2x2 para a 5.ª etapa de aprendizagem
Situações de JRC 1x1 e 2x2 para a 6.ª etapa de aprendizagem
Situações de JRC 3x3 e 4x4
Comportamentos tácticos e estratégicos gerais, comuns a todas as situações e etapasde aprendizagem
Situações de JRC 3x3 e 4x4 para todas as etapas de aprendizagem

A AVALIAÇÃO
Avaliar em situação de jogo
Modalidades de avaliação
Construção de um instrumento de avaliação
Proposta de situações de avaliação através de JRC para as 6 etapas de aprendizagem
Situações de avaliação de jogo 1x1
Situações de avaliação de jogo 2x2
Situações de avaliação de jogo 3x3 e 4x4

A COMPETIÇÃO FORMAL SEGUNDO UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA
A actividade competitiva
Alterações regulamentares e procedimentos organizativos a implementar em torneios de voleibol
de âmbito recreativo e formativo
Aspectos organizativos
Aspectos regulamentares específicos do jogo

4 comentários:

Wander Jr disse...

Muito legal o conteudo sobre volei. Parabéns pelo blog. Visite o meu também sobre Educação Física. Abraços

Anónimo disse...

Muito legau seu blog sobre voleibol! se puder dar uma passadinha no meu acherei legau tb
um abraço

PRÁTICAS DESPORTIVAS SAPUCAIA DO SUL disse...

Olá, legal teu blog. Dê uma passadinha pelo nosso também. Podemos trocar idéias.Abraço

Roberto A. Pimentel disse...

Senhores,
Achei muito interessante a proposta. Gostaria que visitassem o blog www.robertoapimentel.blogspot.com em que procuro também transmitir matéria para um bom ensino. Faço gosto em manter contatos. Tornei-me recentemente colaborador do site português www.sovolei.com
Atenciosamente, Roberto Pimentel.