quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Denominação da Disciplina de Educação Física

Há alguns dias atrás o colega Miguel Sousa, deixou o seguinte comentário ao post sobre as Associações de professores de Educação Física:
"Será que o debate da Educação Física terá o seu início na sua prórpia denominação? será que chamar Educação Física, à disciplina é suficiente, tendo em conta tudo o que esta faz para o aluno? Porque será que a geografia não se chama Educação Geográfica?"
Posteriormente um anónimo teceu o seguinte comentário ao comentário do colega Miguel Sousa: " Caro Miguel Sousa:Dizem os estudiosos, pelo menos lá no porto, que o termo parece estar um pouco ultrapassado. O termo Educação Física ainda é do tempo em que se somava: corpo + mente = homem, e agora conhece-se o Homem (com H grande) não só como um somatório dessas duas partes... será bem mais complexo. O problema é que nós da Educação Física andamos , ainda, a remar um pouco contra a maré. Parece que as pessoas ainda perceberam a importância da disciplina e se vamos agora que começamos a ter talvez um início de consciencialização baralhar os baralhados para lhes explicar que o termo é incompleto, podemos estar a precipitarmo-nos. Temos sido tãopacientes qe mais um termo menos um termo não me parece importante. O que realmente interessa é que as pessoas entendam o que engloba a disciplina Ed. Física e a sua inmportância. Quando conseguirmos isso a nível na prática e não só na teoria, pois qualquer um diz que ED. Fis. é importante se lhe perguntarmos, então sim vamos lá actualizar o conceito.E isto faz-me lembrar que a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade Porto vai passar a denominar-se muito brevemente de Faculdade do Desporto e a sua cor passará a ser o verde alface. "
Com a publicação deste post gostariamos de promover a discussão sobre o assunto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só para referir que este ano lectivo 2005/2006 a FCDEF já é FDUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Anónimo disse...

A denominação «Educação Física» não significa «Educar o Físico», tal como «Educação Sexual» ou «Educação Musical» não significam Educar o «Sexo» ou a «Música». O real significado consiste na Educação através dos objectos educativos das «Actividades Físicas», da temática da «Sexualidade» e da «Música», respectivamente, valorizados enquanto meios educativos (Educação Global ou Multilateral da pessoa) e enquanto bens educativos (com valor intrínseco).
Assim, não são estas denominações que deveriam ser alteradas mas antes as demais referentes ao Currículo Escolar: Educação Linguística, Educação das Ciências, entre outras.
O termo Educação é uma mais valia e pressupõe a valorização do acto educativo, no sentido em que sobrepõe a «Educação» à mera «Instrução», o que se justifica de forma tão premente no presente, em que até no Ensino Básico se hipervaloriza o L.E.C. (ler, escrever e contar) em desfavor das ditas «Expressões e Educações», de forma implícita nos diplomas legais (consultar o Boletim Educativo do Ministério da Educação do mês de Novembro) e explícita na realidade das escolas do nosso país.